Avaliação

Questionário de avaliação do curso
- foi preenchido hoje, dia 8 de junho.

Reflexão final e auto-avaliação do curso

Após estas semanas do curso, tenho refletido bastante sobre as tecnologias de apoio aplicadas a alunos com necessidades educativas especiais. Aprofundei os meus conhecimentos nesta área através da utilização de inúmeros recursos digitais que desconhecia. Anteriormente, utilizava recursos digitais (sobretudo de comunicação aumentativa: “Comunicar com Símbolos” e “Boardmaker”) que acarretavam algum investimento financeiro; neste momento, consigo aceder a uma série de recursos grátis, diversificando os meus modelos de resposta para com os alunos com nee. Para além de utilizar agora novos recursos de comunicação aumentativa (ex: “Araword”), aprendi a usar outros recursos que considero, neste momento, fundamentais para a minha prática letiva; são exemplo disso: “Prezi”, “Tiki-toki”, “Gliffy”, “Zunal - web quest”, e “Windows live movie maker”.
Penso que, outro ponto muito positivo foi o contacto com os colegas do curso (sobretudo através das suas opiniões nos fóruns) e do feed back dos tutores (quando apresentei uma dúvida).
No que respeita à minha auto-avaliação, considero o seguinte: relativamente ao meu ponto de partida, penso que evoluí, pois alarguei muito o leque de aprendizagens nesta área - com o contacto e experimentação da grande variedade de recursos disponibilizados. Nem sempre foi um percurso fácil, visto que o grau de exigência de alguns recursos era significativo; por outro lado, tive alguma dificuldade em concretizar tudo o que era solicitado nesta última etapa (tarefas do módulo IV e da semana de 2 a 8 de junho), por ter coincidido com o final do ano letivo (acompanho alunos do 4º ano, entre outros). No entanto, apraz-me dizer que consegui completar todas as atividades do curso nos prazos estipulados.


Por todos estes motivos, considero que este curso foi uma mais valia importante para mim!

Sem comentários:

Enviar um comentário