Módulo 4

Recursos Educativos Abertos Acessíveis


Conteúdos:
  • Conceitos de «abertura» (educação aberta; recursos educativos abertos; acesso aberto a publicações; cursos online abertos; licenças abertas; software de código aberto)
  • Recursos educativos abertos 
      produção de recursos educativos abertos com ferramentas livres; 
      aplicação das normas para tornar os recursos acessíveis
  • Licenças (Creative Commons, GNU...)


Atividade individual:

Para o trabalho sobre o tema deste módulo, criei um recurso educativo aberto através de um video feito com o Windows Live Movie Maker, o qual legendei com o Amara e ao qual atribuí uma licença Creatice Commons (CC).

O video encontra-se disponível no youtube, no seguinte endereço / URL:

https://www.youtube.com/watch?v=9BVTGxtUv1c


Comentário sobre o trabalho de um colega:

Comentário sobre o trabalho de Isabel Vilaça, que incide sobre o módulo II (Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio)- Vídeo sobre ARAWORD.
Achei muito interessante o software utilizado, com o exemplo criado pela colega. A colega demonstrou de forma objectiva e explícita (através do ditado de palavras) como esta ferramenta digital, que associa a cada palavra um pictograma , pode ser utilizada no quotidiano de um aluno com paralisia cerebral . Foi muito útil !


Comentário sobre a temática deste módulo:

Os recursos educativos abertos são uma mais valia fundamental para se poder diversificar o apoio aos alunos com necessidades educativas especiais. O meu contacto com o software livre e recursos abertos surgiu neste curso e a experiência tem sido muito gratificante. Entre outros, recorri ao “portal das Escolas” - onde explorei os vários pictogramas. Achei muito interessante! Relativamente ao potencial destes recursos, penso que é enorme!

Sem comentários:

Enviar um comentário